domingo, 23 de janeiro de 2011

Começo de ano, e tudo parece que vai ser novo...

Eu não sei se é assim com todo mundo, mas é assim comigo todo ano. Um ano novo, e pra mim parece uma obrigação que no mínimo tudo ao menos pareça novo, é até estranho, mas é assim.
Em casa é onde tudo parece mudar menos, por mais que os anos passem nunca muda muito, nossos pais parecem nem ver que o tempo passa e talvez por isso não nos trate de uma maneira diferente por causa do ano que mudou. As coisas com o tempo até mudam aos poucos, mas nada que um ano consiga sozinho, com os pais tudo parece evoluir de forma mais lenta.
Com os irmãos é a mesma coisa, acho que é porque a medida que os anos mudam pra gente, mudam pra eles também né, então a diferença é sempre equivalente.
O colégio parece imprimir o ritmo dos nossos sonhos, ele faz a gente enxergar a nossa evolução que tanto queremos. No colégio dar pra ver de  fato o tempo passar, seja numa aula lenta, ou no terceiro ano do ensino médio que passa como um piscar de olhos.
As amizades também nos mostram outro jeito de enxergar o tempo passar, depende muito a quem nos comparamos... um amigo santinho, ou aquele maluco bem precoce... mas no geral a turma que você está sempre retrata mais ou menos o mesmo perfil. Mas com o tempo as conversas vão mudando, as brigas acontecem por outros motivos, as prioridades são outras... e aí diante dos amigos você ver o que tem de novo, o que realmente mudou.
Em casa, queremos mais liberdade, mais confiança dos pais, procuramos nem que seja por pouco alguma mudança que seja. Com os irmãos queremos mudar, e ver neles essa mudança também, queremos um certo ar de crescimento na relação. No colégio à principio queremos que o tempo passe, e que a obrigação alí acabe, logo depois percebemos que apenas queríamos coisas novas, e não que aquela fase maravilhosa acabasse. Nas amizades procuramos uma evolução mais visível, e geralmente procuramos pessoas mais evoluídas, mas não percebemos que evolução mesmo é conservar aquelas amizades por todo um tempo possível.
E evolução mesmo percebemos, enxergamos algo de novo de fato, ao encontrar um amor. Daí tudo é novo, nem importa se o ano é novo, se a fase é nova, porque alí sim é algo novo, é uma nova era. É um novo sentimento, onde nada precisa ter sentido, porque um alguém é o sentido. É nesse ponto que temos certeza que não há mais necessidade de algo novo, afinal já encontramos o que realmente é novo. As outras coisas eram só evoluções, isso não, o amor é novo! Até que ele acabe é só ele que importa. E quando ele acaba só queremos uma coisa, tudo novo de novo.

Larissy Parente.

16 comentários:

  1. Gostei do texto. Também tenho esse pensamento de que meus pais estão presos na mesmisse e não veem o tempo passar.
    Pra mim ano novo é sinal de mudança.



    vinícius

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é impressionante como as pessoas, assim como seus sentimentos e atitudes, conseguem se modificar tanto (ou ao menos planejar que isso aconteça) devido apenas a mudança dos números, a troca de calendário. Muitas vezes nada muda, mas o ser humano tem essa sede de renovação, de viver uma nova vida ou até uma vida antiga que ele abandonou.. É a emoção de viver várias histórias em uma história só! ;]

    Está de parabéns pelo blog, adorei! :*

    ResponderExcluir
  3. Pareço tah passando por uma fase assim, necessidade de mudança, não sei ao certo. Valeeu Sarah =*

    ResponderExcluir
  4. Crítica e poetiza, parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. "Começo de ano, e tudo parece que vai ser novo..."
    Tenho essa sensação sempre, que a cadaa ano tudo vai mudar e pra melhor lógico :P. Acho que mais do que nunca espero que 2011 me traga muitas coisa novas, enfim...
    E quanto ao texto, muiito bom ;).Só não gosto as vezes pq me faz pensar demaiis e ultimamente tenho evitado isso,se bem que parece ser impossível.

    Laysa

    ResponderExcluir
  6. wooooow, valeu Arthur, aah ignorem uns errinhos ;D
    E quanto a Laysa, refletir demais nunca eh bom, deixa as coisas acontecerem ;D

    ResponderExcluir
  7. adoreei, perfeito!
    *.*

    Anah.

    ResponderExcluir
  8. porra larissy, tu cada dia ta se superandoo.
    parece que foi feito p mim principalmete com a fase que eu to pasando agora.
    ta perfeito esse texto ameiiiiiii!

    ResponderExcluir
  9. É a vida me inspirando, e as dificuldades mostrando suas caras pra nós todos ;D
    beeijo

    ResponderExcluir
  10. É bom querer mudanças! Enquanto estamos na busca de algo novo não deixamos nossas vidas virarem algo rotineiro, sem graça! As novidades, apesar de precisarem de tempo pra ocorrer, nos deixam mais jovens. E qual tempo melhor pra aguardar novidades d que o ano novo? É quando realimentamos essa espectativa!

    Ótimo texto!
    gostando bastante do blog!
    Luiz.

    ResponderExcluir
  11. É bom querer mudanças e melhor ainda alcançar essas mudanças...

    Rennata

    ResponderExcluir
  12. O ser humano é um ser dinamico, estamos continuamente num processo de mudanças, mas não percebemos a maioria delas...
    Lari, como sempre, seus textos são otimos!!!!
    Te adoro guria!!!
    ;D

    ResponderExcluir
  13. AMEI mais uma vez, sou tua fã quando tu escreve, tu sabe disso. Vai até escrever meu livro *-*. Não tem como não ter aquela expectativa de começo de ano né, eu acho que tudo muda, até tu mudou... Mas o que importa de verdade é aquilo ou aquelas pessoas que vieram dos outros anos, e que estão presentes até hoje :D

    ResponderExcluir
  14. hehe, valeu besta! Claro que vou, ele vai me deixar RIIIIIIIIIICA! kkkkkkk
    Eh neh, as coisas vão mudando e vão ficando tbm depende...

    ResponderExcluir
  15. hehe, pode-se dizer que foi um riso de algo bom que se foi observado e surpreendido. Pra mim, é como se atravez das palavras que destilam de teus punhos eu pudesse conhecer uma parte sua que é inalcançável apenas ao conversar.. digamos que te observar de longe, mas em detalhes tem sido prazerozamente interessante e encatador. há menina, se tiveste a noção do quão teu don desencarcera as mentes de quem te segue.. serias tu mais uma luz brilhando e dando entendimento.
    É disso que se faz o novo, quando sua vida esta "encaminhamente" consolidada por caminhos já conhecidos e de repente vê-se num piscar dos olhos pessoas cairem de para-quedas e tudo mudar.. sentidos, caminhos.. e vê-se um anseio pela busca do conhecimento pelo novo.

    sua linda, sempre arrazendo ;*

    ResponderExcluir